18.9 C
São Paulo
Sexta-feira, 22 Novembro, 2024
spot_img
spot_img

7 motivos para fazer uma viagem para a Romênia

Vai visitar o Leste Europeu? Saiba a seguir como incluir a Romênia em seu roteiro pode engrandecer sua experiência e veja dicas de passeios nesse país exótico.

O que preciso saber antes de viajar para a Romênia?  

Antes de viajar para a Romênia, é necessário analisar alguns fatores, como segurança, alimentação, transporte, dentre outros. Confira a seguir algumas informações valiosas, importantíssimas para você curtir seu passeio sem dores de cabeça. Acompanhe a leitura!

Moeda local

A moeda romena é o leu (pronuncia-se “lei”). Um leu equivale a R$1 e cada leu é dividido em 100 bani (centavos). Porém, em certos locais, os preços poderão estar como RON, código usado para a moeda. Para comprar essa moeda, você precisa ter euros e, então, trocar o dinheiro pela moeda romena no aeroporto. 

Segurança

A Romênia não é um país perigoso. Nas zonas turísticas, crimes violentos não são comuns. Contudo, furtos acontecem próximo a estações de trem, metrô e ônibus, por serem mais aglomeradas. Vale o cuidado com pessoas que se dizem policiais à paisana (a lei romena obriga que os policiais andem fardados) e pedem para olhar seus documentos.

Saúde

A saúde na Romênia deixa um pouco a desejar. Então, o mais indicado é você fazer um seguro saúde antes da viagem. Os hospitais privados têm qualidade igual à do nosso país.

Alimentação (preços e comidas típicas)

Os restaurantes são baratos, porém um desafio aos que são vegetarianos, já que a carne é típica e muito consumida na Romênia.

Alguns pratos são bem conhecidos pelos viajantes e muito famosos por lá:

  • Mămăligă: basicamente uma polenta, servida como entrada ou acompanhamento.
  • Mici: croquete de carne que lembra o kafta árabe.
  • Ciorba: sopas, que são as preferidas dos romenos como entrada nas refeições, mesmo no verão quente.
  • Kurtos: pãozinho doce, muito comum na região da Transilvânia, que costuma ser servido polvilhado em açúcar e/ou canela.
  • Gogosi: um tipo de donuts.

Transporte

O transporte é bem pontual, e os ônibus não possuem catraca, porém você precisa comprar os bilhetes na bilheteria antes de embarcar em um. Frequentemente há fiscais que entram para conferir se todos os passageiros estão com seus bilhetes. Quem estiver sem precisa pagar uma bela e salgada multa de 40 euros.

Clima

No inverno as temperaturas são rigorosas, em torno de 0 ºC a -10 ºC. Porém, as roupas de inverno da América Latina não vão adiantar, então aproveite que o vestuário na Romênia é barato e compre por lá suas roupas para o frio do Leste Europeu. No verão, a temperatura fica entre 20 ºC e 22 ºC.

7 motivos para fazer uma viagem para a Romênia

Conheça alguns lugares que fazem valer a pena a viagem para a Romênia:

Castelo Bran 

O famoso Castelo do Drácula pertenceu ao príncipe Vlad Tepes, conhecido como Vlad Dracul, inspiração para o escritor Bram Stoker. Diz a lenda que ele era conhecido por Vlad, o empalador. As histórias acerca desse misterioso príncipe se espalharam e os romenos, supersticiosos, foram incluindo histórias de vampiros e afins. 

Brasov

Uma cidade de cerca de 300.000 habitantes, Brasov abriga a Universidade da Transilvânia, a Poiana Brasov, que é um local para praticantes de esqui, Tampa, com sua reserva natural, e as belíssimas construções medievais da região, como a Cidadela de Rasnov, que guarda uma fortaleza do século 14 com uma vista inacreditavelmente linda.

Sinaia e Castelo Peles

Sinaia possui 15.000 habitantes. Nela, há o Castelo Peles, um dos mais lindos e famosos da Europa, tanto que foi cenário do filme natalino “O príncipe do Natal: o casamento real”, da Netflix.

Timisoara

Considerada a maior cidade histórica da região, é a mais populosa, com 350.000 habitantes. Foi eleita um centro cultural da Europa. Abriga os edifícios religiosos e o Castelo Huniade, conhecido como Castelo Corvi ou Hunedoara.

Bucareste

Capital da Romênia, possui um contraste formado pelos castelos e por toda a atmosfera medieval opondo-se às maravilhas modernas presentes no local. Tem forte cenário na música eletrônica. Além disso, conta com muitos cafés, parques e monumentos, com destaque para o prédio do Parlamento Romeno, considerado o maior palácio do mundo, com uma vista de 350.000 m². É o centro do desenvolvimento econômico.

Mosteiros de Bucovina

São famosos mosteiros pintados e tombados pela Unesco como patrimônio da humanidade: Monastério Moldovita, Monastério Sucevita, Monastério Humorului, Monastério Voronet. 

Todos os mosteiros pintados de Bucovina pertencem à igreja Ortodoxa e são da idade medieval. Por fora de cada um, há uma enorme muralha. As paredes externas são pintadas, representando cenas bíblicas, vidas de santos e histórias acerca da religião. 

Cemitério Feliz de Sapanta

Considerado o cemitério mais “alegre” do mundo, localizado em Sapanta, é um dos lugares mais originais que existem no mundo. Cheio de cores vivas, o “cemitério feliz” possui breves histórias da vida dos que ali jazem. 

Vale a pena conhecer esse lugar inusitado!

O país surpreende quem tem a oportunidade de visitá-lo, como Claudia Vieira Levinsohn, que viajou para a Romênia e ficou encantada com a cultura do local.

Vale a pena se planejar e visitar a Romênia, um país que deixará impressos momentos inesquecíveis em você!

Notícias Relacionadas

Permaneça Conectado

22,043FãsCurtir
2,504SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_imgspot_img

Latest Articles