20.1 C
São Paulo
Sexta-feira, 22 Novembro, 2024
spot_img
spot_img

Saiba como identificar a falta de cálcio nos dentes

A falta de cálcio nos dentes é um dos principais problemas odontológicos e tem efeitos bem adversos na saúde dentária de uma pessoa.

 

Dessa forma, elaboramos esse artigo para mostrar detalhes dessa condição e como você pode identificá-la a tempo de fazer um tratamento eficaz.

 

Falta de cálcio nos dentes: a relação do nutriente com a sua arcada dentária

 

Como você já deve saber, o cálcio é um nutriente fundamental. Devemos consumi-lo com o objetivo de assegurar a saúde dos ossos e dos dentes.

Caso contrário, podemos vir a ter ossos e dentes mais fracos e cada vez menos densos. Por isso, além do cálcio, o fósforo e a vitamina D são fundamentais para a saúde e bem-estar das pessoas.

 

A ausência de cálcio pode acarretar problemas como osteoporose e outras complicações, como cáries e perda dos dentes.

 

A osteoporose também está ligada diretamente à falta de cálcio nos dentes. Nos portadores da doença, é possível observar um enfraquecimento ou afinamento acentuado do osso da mandíbula. Isso proporciona a perda do suporte para os dentes, causando danos severos.

 

Os principais sintomas da falta de cálcio

 

São vários os sintomas da falta de cálcio, como, por exemplo, dormência nas mãos ou nos pés; dormência na boca; unhas fracas; dificuldade para ingerir alimentos; cáries e, como já ressaltado, sintomas de osteoporose.

 

A importância da boa alimentação e remineralização

 

Para evitar a falta de cálcio nos dentes é fundamental manter uma alimentação saudável e, obviamente, rica em cálcio. Alguns desses alimentos: leite, queijo, peixes, couve, espinafre, brócolis, sucos enriquecidos com cálcio, nozes, feijão, entre outros alimentos ricos em cálcio.

 

Em síntese, é fundamental que você mantenha uma dieta balanceada, com alimentos diversificados e que podem te ajudar a alcançar um nível de cálcio considerável e deixar os seus dentes bem protegidos, mantendo bons níveis de cálcio na saliva.

 

A presença de cálcio na saliva auxilia a remineralização dos dentes depois de ataques ácidos que causam a perda dos minerais. Esse problema pode ser minimizado através da redução da ingestão de alimentos e bebidas com alto teor de açúcar.

 

Estimule a boa saúde dentária

 

Outra alternativa eficaz para acabar com a falta de cálcio nos dentes é escovar os dentes, pelo menos, duas vezes por dia, utilizando um creme dental fluoretado, que tenha cálcio e fosfato na fórmula. O objetivo é recuperar e fortalecer o esmalte do dente. Além disso, use o fio dental de maneira regular.

 

Como você viu ao longo do texto, a falta de cálcio nos dentes é um problema sério e que deve ser observado com bastante atenção. Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a Clínica Rodrigo Almada Ortodontia & Estética Facial.

Notícias Relacionadas

Permaneça Conectado

22,043FãsCurtir
2,504SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_imgspot_img

Latest Articles