17.3 C
São Paulo
Sexta-feira, 20 Setembro, 2024
spot_img
spot_img

Como é Calculada a Passagem de Ônibus?

O Transporte Público

O transporte público é uma opção para quem precisa se locomover dentro de centros urbanos, mas como é calculada a passagem de ônibus? 

Esse valor difere de uma região para outra e também possui bastante volatilidade, deixando muitos — especialmente os passageiros — com dúvidas sobre como a administração chega ao valor final cobrado. 

Neste post, confira como esse cálculo é feito!

O que é Calculado na Passagem de Ônibus?

Para calcular as tarifas de ônibus, é preciso considerar alguns custos e porcentagens, como:  

  • 50% em gastos com funcionários; 
  • 20% de taxas com combustível; 
  • 10% da renovação e manutenção de frota; 
  • 5% em gastos administrativos; 
  • 5% de depreciação;
  • 10% do lucro a ser obtido.

No entanto, segundo Jacob Barata Filho, as tarifas também sofrem pressão, já que seu cálculo depende da crise energética, do aumento de combustível ou da negociação salarial.

Todavia, além das porcentagens, o cálculo da passagem de ônibus é feito de acordo com a planilha criada no GEIPOT, que foi uma empresa brasileira responsável pelo planejamento de transportes. Contudo, essa organização encerrou suas operações em 2020.

Mas devido à planilha, é possível verificar o custo da operação. Para tanto, é necessário calcular o custo para o transporte funcionar, estimando as porcentagens citadas acima, mais a compra de veículos.

E junto a este custo, é preciso uma remuneração de acordo com a TIR (taxa de retorno) fixada pelo estado. Esse valor é baseado no capital investido com a empresa. Já o valor da TIR é estabelecido antes da escolha do concessionário.

A partir disso, o valor deve ser dividido pelo número de usuários, claro, sem contar com pessoas que utilizam o serviço gratuitamente.

Ainda, o valor pode ser alterado conforme o modelo do ônibus, já que existem diversos, por exemplo, uns que usam combustível e outros movidos à base da eletricidade.

Nesse sentido, o GEIPOT tem um manual que considera 3 tipos de veículos, sendo:

  • leve, com motor até 200 hp; 
  • pesado, com potência acima de 200 hp;
  • especial, com motor também acima de 200 hp, porém articulado.

Além disso, o manual também traz parâmetros de consumo e valor de insumos. Nesse caso, os valores de consumo estão de acordo com os relatórios da Concessionária União Transporte e Turismo LTDA.

Quanto Mais Caro Melhor? 

O aumento da passagem de transporte público gera muita preocupação e revolta. No Brasil, já houve manifestações nas ruas contra o aumento das taxas de ônibus. Mas apesar de muitos acharem que é necessário, a elevação do preço pesa no orçamento dos usuários, fazendo com que isso gere despesas extras e até dificuldades financeiras.

Quanto à Qualidade do Transporte

Dentre as reclamações, a maioria das pessoas aponta que o preço aumenta, mas a qualidade continua a mesma. Geralmente, acontece porque as empresas não investem em modelos que atendem às necessidades da população, considerando o conforto, a relação com meio ambiente e a adoção de uma gestão eficiente.

De acordo com o “Rei do Transporte” (como Jacob Barata Filho também é chamado), a qualidade dos transportes públicos se define por diversos fatores, desde a preparação de funcionários até a organização do trânsito. 

Por fim, o cálculo de passagem de ônibus segue algumas diretrizes importantes, mas sempre é bom compreender que o aumento pode gerar conflito entre o governo, a empresa de transporte e a sociedade. 

A verdade é que quanto mais conhecemos sobre o transporte e sua história, mais fácil fica de interferirmos como cidadãos em condições melhores. O projeto Pioneiros do Transporte, disponível no YouTube, pode ajudar.

Notícias Relacionadas

Permaneça Conectado

22,043FãsCurtir
2,504SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_imgspot_img

Latest Articles