19.5 C
São Paulo
Sexta-feira, 22 Novembro, 2024
spot_img
spot_img

O que é algodão sustentável?

Saiba o que é algodão sustentável?

Saiba como o algodão sustentável impacta o meio ambiente, conheça as vantagens de um dos principais produtos exportados e entenda o processo de produção no Brasil. 

Produção de algodão no Brasil

No Brasil, o algodão é cultivado em solos férteis, exigindo condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Todo o processo já inicia-se com o cuidado do solo, preparando-o, e com  a adubação, conforme as necessidades da cultura que será aplicada.

A semeadura é, então, realizada com máquinas com alta tecnologia e eficiência no período adequado de acordo com cada região de cultivo.

O principal destino dessa produção é a exportação mundial. Se falarmos em porcentagem, 31% do algodão brasileiro vai para a China, que compra, ao ano, mais de 700 toneladas de algodão sustentável do nosso país.

O Vietnã e a Indonésia empatam em países com o segundo principal destino, correspondendo a 13% das exportações do Brasil em ambos.

Além disso, apesar do algodão ser a principal matéria prima produzida pelo algodoeiro para produção de tecidos, cuidados de beleza e higiene e beleza, curativos e outros, também é possível aproveitar as suas folhas. 

A produção de algodão foi positiva em 2021, já que as chuvas se anteciparam em Mato Grosso, onde são cultivados mais de 70% do algodão e estima-se um grande aumento para a safra de 2022. 

Dessa forma, o algodão é um produto importantíssimo na economia brasileira, pois além de ser a maior fonte de fibras naturais, garante ao nosso país um privilegiado lugar junto ao cenário internacional, como um dos cinco maiores produtores mundiais.

Já em se tratando de algodão sustentável, o Brasil é líder na produção, sendo o maior produtor do mundo, com 31,5% das 4,9 milhões de toneladas, segundo a certificação pela Better Cotton Initiative (BCI).

A Delfin Rio desenvolve um projeto, há mais de 20 anos, para implantação da agricultura na cidade de Formosa do Rio Preto, por meio de um rigoroso processo de licenciamento ambiental.

“Com esse projeto, já conseguimos contribuir com a produção de mais de 65 mil hectares na safra 2021, resultando em 311 mil toneladas de soja, milho e algodão”, declara Daniel Ferraz, gerente Administrativo e Financeiro da Delfin Rio.

Algodão sustentável: o que é e quais as vantagens?

Para descomplicar, o algodão sustentável é um produto cultivado de maneira tradicional, porém, usando avançadas tecnologias, o que garante o controle das pragas e mantém a qualidade da fibra. Nesse processo de produção, o aproveitamento do algodão é total.

O algodão para ser considerado sustentável, deve respeitar os três conceitos da sustentabilidade:

1 – Ambiental: a produção deve preservar o meio ambiente onde está inserida – não desmatar, promover uso consciente de defensivos e possuir um programa efetivo de uso inteligente da água. 

2 – Social: a produção deve respeitar todo e qualquer sistema que envolva empresas e instituições, prezando por relações dignas e bilaterais entre as partes, como a valorização de colaboradores de uma cadeia produtiva e o total combate ao trabalho escravo e infantil.

3 – Econômico: a produção deve promover práticas econômicas justas e que colaborem para o desenvolvimento do seu ecossistema de mercado e do país.

Outra qualidade desse tipo de algodão é que o produto foi obtido seguindo os padrões de sustentabilidade mediante responsabilidade socioambiental, relações trabalhistas justas (ou seja, sem mão de obra escrava), melhoria de qualidade na produção no campo e a rastreabilidade do algodão. 

As vantagens são significativamente importantes: as roupas produzidas com o algodão sustentável são mais macias e confortáveis que as produzidas com o algodão tradicional. 

Temos muitas outras vantagens. Conheça-as agora:

  • Minimiza os impactos prejudiciais das práticas de proteção à cultura de algodão: 

  • Utiliza a água de maneira eficiente e zelar por sua disponibilidade; 

  • Cuida da saúde do solo;

  • Conserva os habitats naturais;

  • Zela e preserva a qualidade da fibra;

  • Promove relações justas de trabalho. 

Assim, os recursos utilizados na produção precisam ser pensados de modo que atendam  à demanda presente e as futuras, possibilitando a longevidade da atividade produtiva do algodão sustentável e de escolhas mais conscientes.

Muito mais que pensar em conforto nas vestimentas, o algodão sustentável rebate em tradicionalismos de produção, provando que impacta positivamente em todos os setores da nossa sociedade.

Notícias Relacionadas

Permaneça Conectado

22,043FãsCurtir
2,504SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_imgspot_img

Latest Articles