19.5 C
São Paulo
Sexta-feira, 22 Novembro, 2024
spot_img
spot_img

Conheça os benefícios de uma alimentação sem carne

Saiba quais são os benefícios de uma alimentação sem carne 

Quem deseja aderir a uma alimentação sem carne precisa saber que não se trata apenas de uma dieta, mas sim de um estilo de vida.

Esse estilo de vida, cada vez mais versátil devido ao desenvolvimento da culinária vegana, tem atraído milhares de pessoas no país. 

A revolta com o sofrimento animal e o desejo de ser contribuição para a redução do impacto do ser humano no planeta são alguns dos principais combustíveis que impulsionam a escolha pela alimentação sem carne.

Porém, mesmo sendo tão nobres, esses motivos que levam a gente a optar pelo vegetarianismo ou veganismo nem sempre são suficientes para incorporar tal filosofia de vida. Isso faz a gente se sentir mal, fraca e incapaz, o que não é verdade! 

Para conseguir eliminar a carne da dieta, além de ter consciência sobre os benefícios dessa escolha para nossa saúde e para o meio ambiente, é preciso saber como fazer a substituição da carne e entender que essa mudança não ocorre da noite para o dia. Se trata de um processo.

Por isso, de maneira bem objetiva, trouxemos algumas dicas simples e fáceis de substituição dessa fonte proteica, utilizadas por muitos adeptos do veganismo e vegetarianismo, como Claudia Vieira Levinsohn.

Vantagens da alimentação sem carne para a sua saúde

É possível perceber vários benefícios quando adotamos uma alimentação sem carne, como:

  • maior facilidade em perder peso;

  • melhora da pele;

  • aumento da disposição física;

  • melhora da função intestinal, com diminuição de inchaço e de gases.

Mas essas são apenas as mudanças que nós conseguimos perceber. Há outros inúmeros benefícios de uma dieta sem carne comprovados cientificamente, tais como:

  • menor risco de ter diabetes tipo 2: uma dieta baixa em gordura, baseada em vegetais, aumenta a sensibilidade e diminui a resistência à insulina.

  • menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares: estudos apontam que pessoas que adotam uma alimentação sem carne apresentam regressão no nível de ateroscleroses e nas taxas de colesterol LDL (o “mau” colesterol).

  • longevidade: o consumo excessivo de carne vermelha está associado com um aumento no risco de morte por doenças cardiovasculares e da mortalidade por diversas causas, enquanto que uma dieta plant-based está associada à longevidade.

A contribuição da alimentação sem carne para a redução do impacto ambiental

Quando adotamos a alimentação sem carne, estamos contribuindo não apenas para a redução do sofrimento animal acerca da produção de carne, mas também para a redução dos impactos ambientais decorrentes dessa atividade, como:

  • a poluição atmosférica decorrente da emissão de gases poluentes que contribuem para o aquecimento global;

  • o alto gasto de água que a atividade agropecuária demanda;

  • o desmatamento florestal para área de pastagens.

É por isso que vegetarianismo e veganismo não se limitam à alimentação, se estendendo a outras esferas da vida que abrangem a cultura e a responsabilidade social. 

Como substituir a carne?

Existe uma preocupação muito grande quanto à alimentação sem carne devido à crença de que não há substitutos para as proteínas da carne. Mas, além de não passar de uma crença, é grande a variedade de alimentos de origem vegetal ricos em proteínas!

As leguminosas com alto teor de proteína mais populares são o feijão, a soja, o grão de bico e a lentilha. Você pode consumi-las de diversas formas, como salada, sopa ou até mesmo como hambúrguer.

As oleaginosas (castanha de caju, amêndoas e pistache) também são uma boa opção de fonte de proteínas vegetais. É possível encontrar, em média, cerca de 20g de proteínas vegetais em 100g desses alimentos. Acrescente-as na salada de frutas ou no seu iogurte do café da manhã ou da tarde.

Outras fontes de proteínas muito consumidas por vegetarianos e veganos são a quinoa e a aveia. São, pelo menos, 14g de proteínas em 100g desses alimentos. Esses grãos são também muito versáteis, podendo ser utilizados em diversas receitas, sejam de refeições principais ou de café da manhã ou da tarde.

Todos esses alimentos são repletos de nutrientes que nosso corpo precisa para funcionar bem, podendo ser consumidos sem preocupações, diferentemente das carnes, que possuem gorduras saturadas que, se consumidas em excesso, prejudicam a saúde.

Lembre-se: comece aos poucos e seja paciente! 

Se você deseja adotar uma dieta sem carne, seja por questões ambientais ou por questões de saúde, lembre-se de que existe um processo para que você consiga incorporar essa dieta à sua rotina. 

Comece aos poucos, substituindo as proteínas da carne pelas proteínas dessas fontes de origem vegetal nas refeições ao longo do dia.

A internet está repleta de receitas com esses alimentos e pessoas influentes que podem te ajudar nesse caminho, como Claudia Vieira Levinsohn, Juliana Couto, do @veganapratica, e Bruna Matos, do @virandovegana. Ah! E não deixe de consultar seu nutricionista para que a transição seja leve e saudável!

Notícias Relacionadas

Permaneça Conectado

22,043FãsCurtir
2,504SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_imgspot_img

Latest Articles