20.1 C
São Paulo
Sexta-feira, 22 Novembro, 2024
spot_img
spot_img

Consumo de música clássica aumenta entre os jovens

Pesquisa mostra que consumo de música clássica aumentou entre os jovens

A música clássica, dado seu caráter histórico-cultural é comumente associada a um público bem seleto, pesquisas apontam a popularização do estilo musical e que os adeptos entre os jovens vêm crescendo. Isso se dá principalmente, pela popularização de streamings de música, que reúne os mais diversos tipos de composições aproximando estes jovens com algumas músicas que em outros tempos, essa interação, seria mais difícil.  

Consumo de música clássica entre jovens

Uma pesquisa feita pelo aplicativo de streaming Deezer, aponta que jovens, entre 18 e 25 anos, são 34% dos ouvintes de música clássica na plataforma. A pesquisa feita no ano de 2021 revelou que o aumento se deu, principalmente, no período de isolamento social que todos vivenciamos no ano anterior.

Além disso, no ano passado, a plataforma convidou pianistas famosos como Chilly Gonzales, Sofiane Pamart e Choe Flower para celebrar os 250 anos de ninguém menos que o renomado, Beethoven. Além dos 3 mencionados anteriormente, a plataforma convidou mais 9 artistas para darem vida ao projeto “Beethoven Recomposed”, os 12 artistas contemporâneos deram às peças clássicas o seu próprio olhar e toque. O álbum é exclusivo do aplicativo Deezer, caso queira conferir como ficou.

Aplicativo de Música clássica

Sempre à frente em quesito inovação e destaque, a Apple anunciou ainda no ano de 2021, a aquisição da plataforma Primephonic, dedicada à música clássica, que oferece agora em 2022, com o selo de qualidade e aprimoramento da marca da maçãzinha, uma experiência de audição com serviço de navegação otimizada para áudio de qualidade premium.

”O Primephonic foi criado para manter a relevância da música clássica para gerações futuras”, disse Gordon P. Getty, investidor do Primephonic. “Juntos, o Primephonic e a Apple podem cumprir essa missão e levar a música clássica ao público mundial.”

“Juntos, estamos trazendo novos recursos de música clássica ao Apple Music e, em um futuro próximo, disponibilizamos a melhor experiência de música clássica do mundo.” – disse Oliver Schusser, vice-presidente da Apple Music and Beats, da Apple Inc.

Principais compositores eruditos brasileiros 

Descobrir as particularidades de cada gênero, coisas que para muitos de nós passam despercebidas. Em primeiro lugar, deve-se entender que a música clássica pode ser tida como um gênero de música erudito, que pode fazer referência à produção musical de um determinado país/região em uma determinada época. Mais precisamente, que tenha utilizado de instrumentos, arranjo de instrumentos e produções vocais que compreendam dentro do período que vai de 1750 a 1820.

Mais sucintamente, música erudita é composta de instrumentação diferenciada e predomínio de vários instrumentos, em que orquestras reproduzem as músicas clássicas e processos de execução mais sofisticados e complexos.

Músicas clássicas são compostas de sinfonias, óperas e sonatas

Enganado está quem pensa que o Brasil ofereceu ao mundo apenas música MPB, samba e bossa-nova. Compositores de música clássica como Heitor Villas Lobo e Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno, entre outros, são referência para a criação da variedade musical brasileira atual.

Carlos Gomes, pobre, filho de uma índia com um mulato, foi o mais importante compositor de ópera brasileiro. A arte do vanguardista mostrou ao mundo que o Brasil também se destacava nas artes.

Dia 5 de março é o Dia Nacional da Música Clássica, devido a homenagear o homem que é considerado o grande nome do Brasil e das Américas, Heitor Villas-Lobo. Foi ele quem universalizou a ideia de uma miscigenação sonora entre a música clássica brasileira e a europeia.

Villa-Lobos era um chorão (músico de chorinho) e marcou a música popular no Brasil por causa do contraponto entre o violão e a música de bar, mesmo se dedicando à música instrumental para orquestra e para piano. O que mais tornou Villa-Lobos emblemático foi a representação genuinamente brasileira que ele trouxe para suas composições, sobretudo com a presença do violão na orquestra.

Músicos que buscam popularizar a música clássica no Brasil 

Embora estejamos falando de música clássica, você não precisa ir tão longe, hoje no Brasil, musicistas, compositores, multi-instrumentistas apaixonados pela música clássica e sua influência na cultura e arte.

Alguns nomes como o ilustre Carlos Martins, pianista e maestro, reconhecido mundialmente, especialmente, por suas gravações da obra de Bach. O maestro idealizou um projeto que hoje é liderado pelo professor Fellipe Santarelli, chamado “A música venceu” que vem transformando as vidas de alunos há mais de 15 anos por meio da música.

Carlos Prazeres, oboísta e maestro brasileiro, acredita que a música clássica deve ser mais acessível a todos e sem distinção de classe ou idade. Ele e o irmão Felipe são maestros de orquestra e dedicam sua vida a trazer um olhar mais amplo ao pertencimento do gênero clássico no atual cenário musical, sem a competitividade entre um estilo e outro.

Já Eduardo Antonello junto a Pedro Hasselmann e Roger Lagr E se uniram com objetivo comum de compartilhar este rico e exótico universo musical, instigando a curiosidade do público por repertórios e timbres igualmente variados. No espetáculo 3 em 8. Eduardo é multi-instrumentista com ênfase no repertório dos séculos XIII ao XVIII, é bacharel em cravo (2009) e mestre em práticas interpretativas pela UFRJ (2012). Acredita na beleza das composições musicais instrumentais e utiliza seu canal no youtube para popularizar e acessibilizar a música renascentista para todos. 

O potencial da música clássica na atualidade 

A ideia de que música pode se tornar obsoleta ou ultrapassada é irreal, e a música clássica está aí para provar que o gosto pelo estilo musical pode e vai continuar sendo compartilhado e inserido em todas as gerações, por seu pertencimento na história da música e sua influência nos mais diversos gêneros surgidos ao longo do tempo. Enquanto houver musicistas dispostos a disponibilizar seu conhecimento e paixão, como é o caso de Eduardo Antonello, a música clássica e seus variados formatos está sempre acessível a todos os jovens.  

Notícias Relacionadas

Permaneça Conectado

22,043FãsCurtir
2,504SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_imgspot_img

Latest Articles