A construção sustentável envolve a utilização de técnicas, materiais e tecnologias que reduzem os impactos ambientais e garantem a conservação dos recursos naturais.
Embora seja um conceito recente, está se tornando popular no cenário de edificações, especialmente pelos benefícios que agrega durante todo o ciclo de vida da obra.
Além disso, a sustentabilidade na construção civil é importante para melhorar o bem-estar dos residentes e valorizar o imóvel.
Por esse motivo, é fundamental adotar práticas que garantam o desenvolvimento econômico, social e ambientalmente responsável de uma construção.
O que torna uma construção sustentável?
Uma construção é considerada sustentável quando atende a critérios que visam reduzir impactos no meio ambiente, preservar os recursos naturais e garantir a qualidade de vida das pessoas.
Alguns elementos que tornam uma construção sustentável são:
- Eficiência energética;
- Gestão de água;
- Uso de materiais sustentáveis;
- Gestão de resíduos;
- Qualidade do ar interno;
- Uso racional do solo;
- Acessibilidade e mobilidade urbana.
Com esses elementos, é possível ter uma construção sustentável e eficiente. No entanto, é importante ter em mente que cada projeto pode ter particularidades e demandas específicas.
Por este motivo, é necessário avaliar cada caso e definir as soluções mais adequadas para aumentar a sustentabilidade daquela obra.
Por que investir em construções sustentáveis?
Investir em construções sustentáveis pode trazer vantagens como a redução de custos operacionais, valorização do imóvel e aumento da vida útil da obra.
Dessa forma, diminui o uso de recursos naturais e permite expandir as atividades de maneira consciente.
Além disso, também assegura o cumprimento de normas e regulamentações, enquanto aprimora a qualidade de vida dos ocupantes e contribui para a responsabilidade social e ambiental.
Ainda, vale reforçar que a construção sustentável está alinhada com as tendências globais de mercado, e também pode trazer benefícios econômicos a longo prazo.
5 obras mais sustentáveis do Brasil
Existem diversas obras sustentáveis no Brasil. Vale a pena conferir alguns dos principais exemplos:
1. Estádio do Mineirão – Belo Horizonte, MG
O estádio foi reformado em 2013 para a Copa do Mundo da FIFA e recebeu a certificação internacional LEED Platinum, que reconhece as construções sustentáveis.
O projeto incluiu a instalação de painéis solares para a geração de energia, sistemas de captação de água da chuva, além da utilização de materiais reciclados e de baixo impacto ambiental.
2. Torre Santander – São Paulo, SP
Esse edifício corporativo de 150 metros de altura é um dos mais sustentáveis da América Latina, com certificação LEED Gold.
Isso porque sua construção utilizou materiais reciclados e de origem local, com iluminação natural e sistema de reutilização de água.
3. Edifício Cidade Jardim Corporate Center – São Paulo, SP
Essa construção sustentável é um prédio com escritórios de alto padrão, sendo um dos primeiros do Brasil a receber a certificação LEED Platinum.
Entre seus recursos, utiliza ar-condicionado com eficiência energética, recicla seus materiais e possui baixo impacto ambiental no dia a dia.
4. Parque Cidade – Brasília, DF
O Parque Cidade é um dos maiores empreendimentos imobiliários sustentáveis do Brasil, também com certificação LEED Platinum.
O uso de materiais reciclados e locais, energia solar e sistema de gestão de resíduos tornaram a construção mais eficiente e com menores impactos para o meio ambiente.
5. Colinas Green Tower – São José dos Campos, SP
O Colinas Green Tower, do Grupo Colinas, também é considerado uma obra sustentável no Brasil, sendo um edifício corporativo com certificação LEED Gold.
Ele também utiliza materiais sustentáveis, possui sistema de iluminação natural e captação da água da chuva, além de realizar a gestão de resíduos e eficiência energética.
O grupo, fundado pelo empresário Ronald Levinsohn, se preocupa com a construção sustentável e promoveu esta inovação visando expandir os projetos e a conscientização ambiental.
A construção sustentável está se tornando uma tendência crescente no mercado e, por isso, vale a pena investir nessa prática a longo prazo.
Além dos benefícios econômicos e sociais, também aumenta a qualidade da obra e diminui os impactos negativos no meio ambiente.
Dessa forma, é importante se inspirar em construções com arquitetura sustentável e se espelhar em grandes personalidades que prezam pela conscientização nesse cenário.