18.9 C
São Paulo
Sexta-feira, 22 Novembro, 2024
spot_img
spot_img

Agronegócio do Oeste Baiano é um dos maiores produtores de grãos do Brasil

Agronegócio do Oeste Baiano é um dos maiores produtores de grãos do Brasil

O Oeste baiano se destacou na produção de grãos na última safra, graças ao investimento de empreendimentos como o Agronegócio Estrondo.

A implementação de novas tecnologias permitiu que a região superasse os desafios da estação e alcançasse resultados positivos nas colheitas.

Isso é fundamental para manter o padrão de exportação do Brasil, um dos maiores do mundo, além do abastecimento interno.

Prossiga com a leitura e confira alguns dos números da última avaliação. Saiba mais sobre a importância da ação de empresas como o Agronegócio Estrondo na produção de grãos da Bahia!

A importância do agronegócio no Oeste da Bahia

O Brasil é um dos grandes produtores globais de milho, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, e o agronegócio do Oeste da Bahia faz parte dos principais colaboradores para esses números.

Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Oeste baiano contribuiu com 10,5 milhões de toneladas da produção de grãos em dezembro de 2021.

Este é, historicamente, o melhor resultado do levantamento, representando um aumento de 4,4% comparado a 2020.

O Agronegócio Estrondo, por exemplo, obteve recordes de colheita, com aumento de 60% na produção, chegando a 44 mil toneladas em suas fazendas. Esses grãos são direcionados para a nutrição de aves, suínos e bovinos, além das exportações.

Clima e dados da produção de grãos na região

De acordo com o Governo da Bahia, as duas safras anuais do milho podem somar 2,6 milhões de toneladas em 2022, representando um aumento de 6,0% na comparação anual. Em relação à área plantada, estimada em 700 mil hectares, o IBGE aponta para uma expansão de 6,0% em relação ao ano passado.

A expectativa é de que os resultados continuem positivos, mesmo que as chuvas do início do ano tenham reduzido a área de plantio da safra principal na região. 

“Esta situação contribuiu para o aumento de doenças ocasionadas pela alta umidade e perda de nutrientes do cereal, o que levou à diminuição da safra que era esperada. Apesar da baixa na produtividade, o resultado da colheita foi compensado pela ampliação da área de plantio”, explica Daniel Ferraz, gerente Administrativo e Financeiro do Agronegócio Estrondo.

A iniciativa fazia parte dos planos de crescimento do empreendimento, que obteve retorno já nas primeiras levas da produção de grãos.

Para os próximos meses, é esperado que as chuvas parem e o clima volte a ficar seco, contribuindo para as plantações da terceira safra. Além disso, o Oeste da Bahia continuará como destaque, pelos hectares reservados para plantio e o número de inovações que vem registrando no setor de agronegócio.

O que mais pode contribuir para a produção de grãos no Oeste da Bahia?

Além do clima favorável, outros fatores podem contribuir com a produção de grãos no Oeste baiano. A revitalização de estradas, promovida pelo Agronegócio Estrondo, por exemplo, é um fator essencial.

O trabalho de terraplanagem e cascalhamento para construção de cinco quilômetros de uma nova estrada ajudará os caminhões a transportarem as safras com mais facilidades e segurança. 

O trecho dará continuidade à BA-458, que liga os municípios de Formosa do Rio Preto e Riachão das Neves (BA), localizadas na região central de cultivo. Ainda, outros 52 km de estrada também serão construídos, promovendo viagens mais seguras de caminhões.

Dessa forma, será possível continuar com números positivos na safra, contribuindo para a alimentação da população, com a fabricação de cereais, e também elevando os totais de exportação.

Notícias Relacionadas

Permaneça Conectado

22,043FãsCurtir
2,504SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_imgspot_img

Latest Articles