19.8 C
São Paulo
Sexta-feira, 22 Novembro, 2024
spot_img
spot_img

Entenda mais sobre o papel dos ônibus elétricos nas cidades

Os ônibus elétricos estão se tornando peças-chaves na busca por soluções mais sustentáveis para a mobilidade urbana no Brasil e ao redor do mundo.

E à medida que mais cidades investem nesse tipo de transporte, esse modelo se mostra extremamente benéfico tanto do ponto de vista econômico, social, quanto ambiental, reforçando que a adoção desses veículos como uma alternativa ao transporte público tradicional pode ser um passo importante e estratégico para alcançar uma mobilidade urbana mais eficiente e sustentável.

Diferenças entre ônibus comum e elétrico

No cenário das cidades brasileiras, a discussão em torno da mobilidade urbana e da busca por soluções sustentáveis e inclusivas tem se tornado cada vez mais relevante.

E não é por menos. Segundo a MobiliDADOS, plataforma de indicadores de mobilidade urbana do ITDP Brasil, o transporte coletivo é responsável por 40% das viagens realizadas nas cidades brasileiras e o ônibus é o modo de transporte mais usado pela população. “Independentemente do índice de desenvolvimento humano e econômico do país, são os ônibus que transportam a maior parte das pessoas nas grandes cidades. Isso ocorre porque o transporte por ônibus oferece vantagens que são determinantes para a sustentabilidade urbana”, destaca o diretor da Viação UTIL, Jacob Barata Filho.

Nesse contexto, as diferenças entre os ônibus comuns e os ônibus elétricos ganham destaque como um tema crucial para o avanço em direção a um transporte coletivo mais amigável ao meio ambiente e eficiente para os usuários.

Existem alguns pontos que precisam ser analisados e que diferem os ônibus movidos a combustíveis dos ônibus elétricos. São eles:

– Fonte de energia x sustentabilidade: os ônibus comuns são movidos por combustíveis fósseis, como diesel ou gasolina, para gerar energia e impulsionar o veículo. Dessa forma, contribuem de forma significativa para a emissão de poluentes atmosféricos e gases de efeito estufa.

E os dados confirmam isso: segundo o relatório “Situação Global do Transporte e Mudança Climática Global” elaborado por mais de 40 organizações internacionais que visam promover transportes sustentáveis, as emissões de carbono geradas pelos transportes somam 14% das emissões globais.

Enquanto os ônibus movidos a diesel são responsáveis por grande parte das emissões de CO2, contribuindo para o aquecimento global e as mudanças climáticas, os ônibus elétricos usam motores elétricos alimentados por baterias, que armazenam energia elétrica previamente carregada. Eles não emitem gases poluentes durante o processo de operação. Jacob Barata Filho, no entanto, faz um adendo: “Em comparação com o transporte individual os ônibus transportam mais pessoas ocupando menos espaço e poluindo menos”, salienta o diretor da Viação UTIL.

– Ruído urbano: se por um lado os ônibus comuns podem ser mais barulhentos por conta do funcionamento do motor de combustão interna, os ônibus elétricos são mais silenciosos, contribuindo com um ambiente urbano mais tranquilo e agradável.

– Eficiência energética: os ônibus movidos a combustíveis fósseis possuem uma eficiência energética menor se comparados aos ônibus elétricos, uma vez que parte da energia do combustível é dissipada em forma de calor. No caso dos ônibus elétricos, uma proporção maior da energia elétrica armazenada é convertida em energia mecânica para a movimentação do veículo.

– Manutenção: os ônibus comuns podem exigir mais manutenção por conta do desgaste de peças relacionadas ao motor de combustão, enquanto os ônibus elétricos tendem a ter uma manutenção mais simples, já que os motores elétricos têm menos peças móveis e menos componentes que se desgastam com o tempo.

Os ônibus elétricos representam um importante avanço em direção a um transporte público mais limpo e amigável ao meio ambiente.

Mas o caminho para uma mobilidade urbana mais sustentável passa pelo investimento não apenas em novas tecnologias e soluções inovadoras, mas também pela conscientização sobre a importância de diversificar a frota para tornar as cidades mais inteligentes e resilientes.

Como a implementação de ônibus elétricos têm auxiliado na mobilidade urbana

A implantação de ônibus elétricos nas cidades brasileiras tem se mostrado uma medida inteligente e estratégica no que diz respeito a uma mobilidade urbana mais sustentável e eficiente.

Isto porque esses veículos trazem muitos benefícios, que vão desde ambientais ao reduzirem as emissões de poluentes, até econômica a longo prazo, uma vez que estimulam a inovação tecnológica.

No entanto, isso não quer dizer que os outros modos de transporte sejam menos importantes. “A rede de transportes deve ser plural e todos os meios devem ser tratados isonomicamente para garantir um padrão de qualidade uniforme em todo o sistema”, defende o diretor da Viação UTIL, Jacob Barata Filho.

E ele está certo. A diversidade de frota garante uma certa redundância no sistema de transporte público. Em situações de emergência, por exemplo, como problemas ou falhas no fornecimento de energia elétrica, a disponibilidade de ônibus movidos a combustíveis pode garantir a continuidade do serviço, evitando impactos negativos para os usuários.

Notícias Relacionadas

Permaneça Conectado

22,043FãsCurtir
2,504SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_imgspot_img

Latest Articles