21.5 C
São Paulo
Sexta-feira, 22 Novembro, 2024
spot_img
spot_img

Gás natural em veículos pesados pode ser alternativa sustentável e econômica

Combustível limpo e com produção no Brasil, o gás natural pode ser uma alternativa econômica e sustentável para a transição energética do país. Sua utilização em veículos pesados, traz boas perspectivas para o meio ambiente, para a geração de demanda do produto no país, e na redução de custos de transporte.

Segundo o consultor de energia Eduardo Navarro Antonello, “ao possibilitar reduções substanciais de emissão, o gás natural torna-se um eficiente substituto tanto para o consumo doméstico, industrial e mesmo nos veículos leves e pesados”.

Dados apontam que o gás natural pode reduzir as emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa de 20 a 30%, e quando comparado com as emissões causadas pelo diesel, esses números são ainda maiores. Diante dessas vantagens, a produção do GLN desempenha um papel importante no cenário de geração de energia.

Gás natural, alternativa ecológica para substituir o diesel

A substituição do diesel pelo gás natural é extremamente importante devido à grande alternativa ecológica que ele representa, além disso, é uma solução prática e viável.

Segundo o consultor de energia Eduardo Navarro Antonello, a troca de combustíveis tem condições de ser feita de forma prática e rápida no país, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa em até 30%.

Além desses tipos de gases, há outros poluentes urbanos muito comuns emitidos por veículos abastecidos à diesel, como é o caso do monóxido de carbono (CO), que apresenta redução de 70 a 90%; o óxido de nitrogênio (NOx), que apresenta redução de 75 a 95%; o gás orgânico não metano (NMOG) com redução de 50 a 75%; e o dióxido de carbono (CO2), que pode reduzir de 20 a 30%.

“É imprescindível estimular políticas de investimento na substituição de combustíveis de transportes pesados e consequentemente desenvolver toda a cadeia.” afirma Eduardo Navarro Antonello.

Quais são os benefícios do Gás Natural

Além de toda essa redução e emissões e grande impacto ecológico, o gás natural também ganha destaque trazendo benefícios econômicos para o setor de transportes do país, como, por exemplo, a redução do frete rodoviário, pois o volume energético do gás natural, poderia ser transportado para os locais de consumo, assim como o diesel.

A independência energética é outra grande vantagem de estimular a produção de gás natural no Brasil, pois, segundo Eduardo Navarro Antonello, especialista em energia, há potencial para o gás natural substituir 100% o consumo de diesel e GLP que, na data de hoje, dependem de importação de outros países.

Grandes impactos positivos com a produção do gás natural

O gás natural apresenta uma série de vantagens e benefícios sócioeconômicos para o Brasil. Os benefícios vão desde a redução de poluentes nocivos para o planeta, até a consolidação do uso do combustível, levando o país a ser mais independente no ponto de vista energético, trazendo grandes impactos econômicos.

Para Eduardo Navarro Antonello, fundador da Golar Power e Macaw Energies, é importante fomentar e estimular o uso do gás natural e aumentar a geração de demanda, para que a produção tenha estrutura e traga bons resultados no Brasil. “Estimular o uso do gás natural em substituição ao diesel importado resultaria em um mercado mais equilibrado e competitivo, com custo final baixo para o consumidor”, afirma.

Notícias Relacionadas

Permaneça Conectado

22,043FãsCurtir
2,504SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_imgspot_img

Latest Articles